Política de Privacidade
Na presente declaração de privacidade pode consultar quais os dados pessoais que tratamos no nosso website, para que finalidade é que os tratamos e com quem os partilhamos. Pode conhecer ainda os seus direitos relativamente aos seus dados e quem pode contactar para obter mais informações. Assumimos o compromisso de proteger a sua privacidade e tratar os seus dados e informações de forma segura e transparente. Entenda-se como tratamento de dados o manuseamento, recolha, proteção e retenção dos seus dados pessoais.
A KALKATI - Consulting, Lda., contribuinte nº 187886148, com sede na Rua Professor Bento de Jesus Caraça, 248 – 1º - Sala 17, 4200-128 Porto, doravante mencionada como KALKATI é uma organização que prima pela transparência e segurança no tratamento de dados pessoais dos nossos parceiros, clientes e fornecedores. Recebemos, recolhemos e arquivamos as informações que os utilizadores adicionam no nosso site ou nos fornecem de qualquer outra forma ao prestar serviços aos nossos clientes ou quaisquer outras ações no âmbito da nossa atividade. Também podemos tratar os seus dados pessoais por observação ou porque inferimos os mesmos, pelo modo como interage connosco ou com os outros. Por exemplo, para melhorar a sua experiência ao utilizar este website e garantir a eficácia do seu funcionamento a KALKATI (ou os nossos fornecedores) pode usar cookies (pequenos arquivos de texto armazenados no navegador de um utilizador) e web beacons que podem recolher dados pessoais.
O que é a lei da proteção de dados?
A lei de proteção de dados na Europa dá às pessoas o direito de controlar a forma como os seus dados pessoais são utilizados. Quando a KALKATI recolhe e utiliza os dados pessoais dos seus parceiros e trabalhadores atuais, passados e potenciais, clientes, fornecedores, subcontratados e terceiros, esta atividade é abrangida e regulada pela lei de proteção de dados.
O que são dados pessoais e o seu processamento?
Por dados pessoais entende-se qualquer informação de qualquer tipo de natureza e em qualquer tipo de suporte relativa a uma pessoa singular identificada ou identificável (identificada direta ou indiretamente, através do nome, do número de identificação, localização, identificador eletrónico ou outros elementos que permitam chegar à identificação dessa pessoa), em conformidade com a definição do Regulamento Geral de Proteção de Dados da UE (GDPR). Por processamento, na legislação europeia de proteção de dados, entende-se qualquer conjunto de operações realizadas sobre dados pessoais, seja por meios automáticos ou não. Isto é interpretado de forma ampla para incluir recolha, armazenamento, organização, destruição, alteração, consulta e divulgação dos dados pessoais.
Qual a função do Encarregado de Proteção de dados (DPO)?
A KALKATI é responsável pela recolha e tratamento dos seus dados pessoais, pela comunicação de informação sobre a sua atividade, a prestação dos serviços e fornecimento dos produtos, bem como decide quais os dados recolhidos, os meios de tratamento e finalidades para que os dados são usados. A KALKATI tem, também, um Encarregado da Proteção de Dados (Data Protection Officer ou DPO), que (i) monitoriza a conformidade do tratamento de dados com as normas aplicáveis, (ii) é um ponto de contacto com o utilizador para esclarecimento de questões relativas ao tratamento dos seus dados pela KALKATI, (iii) coopera com a autoridade de controlo, (iv) presta informação e aconselha o responsável pelo tratamento ou o subcontratante sobre as suas obrigações no âmbito da privacidade e proteção de dados.
Quais os dados pessoais que tratamos e recolhemos?
Os dados pessoais que tratamos e recolhemos podem ser: endereço de e-mail; nome; idade; género; data de nascimento; morada; país de residência; meios de comunicação, estilo de vida (Ex: Passatempos); situação familiar (Ex: estado civil; dependentes, residência fiscal); situação de emprego e educação (Ex: entidade para que trabalha, função/ cargo, habilitações literárias e certificações profissionais); endereço IP; tipo de navegador e idioma; tempos de acesso; detalhes da reclamação; detalhes de como usa os nossos produtos e serviços; detalhes de como gosta de interagir connosco e outras informações semelhantes. Além disso, recolhemos o endereço IP utilizado para ligar o computador próprio do utilizador à Internet, ou outro dispositivo que esteja a ser usado ao efetuar a navegação no site; recolhemos dados de login, endereço de e-mail, senha, informações do computador e internet, tipo de navegador e idioma e aplicativos e serviços de social media que possamos fornecer. Podemos utilizar ferramentas para medir e recolher informações de navegação, incluindo o tempo de resposta das páginas, tempo total de visita / acesso em determinadas páginas, informações de interação com página e métodos utilizados para deixar a página, detalhes de utilização dos nossos produtos e serviços, detalhes de interação com a KALKATI, e outras informações semelhantes. Recolhemos ainda e tratamos, nas plataformas nacionais oficiais, todos os dados obrigatórios solicitados pelas entidades responsáveis pelos projetos financiados, de formação e outros, que nos são solicitados por estas, para a participação e obtenção do financiamento. Em algumas circunstâncias, podemos também tratar outros dados pessoais porque são fornecidos por si ou porque somos a isso obrigados por lei. Nos casos em que recebemos dados pessoais sobre si através de um cliente nosso, incluiremos cláusulas no contrato com o mesmo de modo a garantir que aquele cumpre as leis e regulamentos de privacidade relevantes; o que pode implicar, por exemplo, que o cliente tenha obtido o seu consentimento para o tratamento nos termos da presente declaração de privacidade.
Como tratamos e recolhemos os dados pessoais?
Para prestação de serviços aos nossos clientes:
Usamos os seus dados pessoais para prestar serviços, a si ou aos nossos clientes. Podemos usar os seus dados pessoais no decurso da informação e contactos trocados no âmbito dos serviços prestados pela KALKATI, consigo, com os nossos clientes, com fornecedores, com reguladores ou com autoridades competentes. Podemos ainda usar os seus dados pessoais para confirmar, verificar e avaliar os nossos serviços, Uma vez que prestamos diferentes tipos de serviços, é variável a forma como usamos dados pessoais em relação aos nossos serviços, em serviços de auditoria, de formação ou de consultoria ou de outros serviços em que seja necessário obter os dados pessoais para recolha e tratamento.
Para outras tarefas no âmbito da nossa atividade
Ao exercer a nossa atividade, podemos usar os seus dados pessoais para outras finalidades:
- Envio de comunicações ou informações dos nossos serviços, avisos gerais ou personalizados relacionados com serviços e mensagens promocionais que acreditamos serem do seu interesse;
- Marketing de vendas (analisamos perfis de consumo de modo a adaptar o desenvolvimento e campanhas de venda dos nossos serviços)
- Contacto para receber feedback dos serviços prestados;
- Contacto com o objetivo de estudo ou pesquisa de mercado.
Nestes casos tem a oportunidade de recusar os nossos convites, comunicações ou solicitações quando o entender. Em casos específicos, caso nunca tenha sido nosso cliente, podemos solicitar o seu consentimento antes de lhe enviar materiais de comunicação ou outras informações de marketing. Quando exista uma obrigação legal ou contratual a cumprir, a não prestação de dados pessoais pode motivar o incumprimento da obrigação em causa.
Como usamos os dados pessoais recolhidos através do nosso website?
Além das finalidades indicadas acima também podemos usar os dados recolhidos através do nosso website para:
Fundamentos legais para tratamento dos dados pessoais
Usamos os dados pessoais quando um utilizado dá o seu consentimento expresso, seja por escrito, oralmente ou através de uma validação de uma opção e se esse consentimento for livre, informado, específico e inequívoco. com base nos seguintes fundamentos legais: (i) para cumprimento e execução dos contratos de prestação de serviços e diligências pré-contratuais consigo ou com os nossos clientes ou fornecedores, conforme aplicável; (ii) para cumprimento de obrigações legais e regulamentares a que estamos sujeitos (Ex: comunicação de dados a entidades policiais, judiciais, fiscais ou reguladoras); (iii) para defesa de interesses legítimos no exercício eficaz e lícito da nossa atividade, desde que tais interesses não sejam ultrapassados pelos seus interesses.
O tratamento dos seus dados sensíveis para qualquer propósito acima descrito, será efetuado com base:
(i) no seu consentimento explícito para processar esses dados; (ii) na obrigação legal de recolher dados pessoais para cumprimento da lei ou outras obrigações legais que nos estejam impostas); (iii) no cumprimento das nossas obrigações em matéria de direito laboral, segurança social ou proteção social; (iv) no exercício ou defesa de ações judiciais; ou (v) nos dados que foram por si publicados.
Os dados pessoais que tratamos quando disponibilizamos determinados conteúdos de marketing só serão partilhados após recolha do seu consentimento explícito, livre, informado e inequívoco, sempre que o mesmo seja obrigatório por lei. Em cada conteúdo de marketing, poderá clicar na opção de cancelamento de assinatura da comunicação (opt out) ou cancelar a inscrição em resposta ao e-mail ou endereço, consoante o caso.
A quem são divulgados os seus dados pessoais?
Para as finalidades previstas acima, poderemos divulgar dados pessoais sobre si a: terceiros que nos prestem serviços; autoridades competentes (incluindo tribunais e reguladores); ou outras entidades que exigem acesso aos dados pessoais relacionados consigo.
O nosso site abriga blogs e outras aplicações ou serviços de redes sociais que permitem partilhar o conteúdo com outros utilizadores (“Aplicações de Redes Sociais”). É importante que tenha em atenção que a contribuição de qualquer informação pessoal para essas Aplicações de Redes Sociais pode ser lida, recolhida e usada por outros utilizadores da aplicação. Como não controlamos esses outros utilizadores não podemos garantir que a sua contribuição nessas aplicações de qualquer informação pessoal, seja tratada de acordo com a presente declaração de privacidade. Em casos determinados, somos obrigados a divulgar os seus dados pessoais por exigência legal, regulador ou no decurso de procedimentos legais.
Em contrapartida, podemos partilhar informações não pessoais, incluindo dados anonimizados, mascarados e agregados para diversos fins, incluindo análise de dados, pesquisas, estudos e propósitos promocionais.
Como protegemos os dados pessoais?
Usamos meios de segurança física, eletrónica e de gestão para garantir a confidencialidade e segurança dos seus dados pessoais, que incluem:
O nosso negócio é hospedado na plataforma wordpress. O wordpress fornece uma plataforma online que nos permite vender produtos e serviços aos nossos clientes. As suas informações podem ser armazenadas no banco de dados do wordpress. O wordpress armazena as suas informações em servidores seguros por firewall. Apesar de usarmos medidas de segurança apropriadas, uma vez que recebemos os seus dados pessoais, lembramos que a transmissão de dados pela Internet (inclusive por e-mail) nunca é completamente segura. Esforçamo-nos por proteger os dados pessoais, mas não podemos garantir a segurança dos dados que nos transmite ou por nós transmitidos por esse meio.
Por quanto tempo são guardados os dados pessoais?
Os seus dados pessoais são tratados pela KALKATI apenas pelo período de tempo necessário para cumprir com a finalidade definida ou, consoante o que for aplicável, até que exerça o seu direito de oposição, direito a ser esquecido ou retire o consentimento. Depois de decorrido o respetivo período de conservação, a KALKATI eliminará ou anonimizará os dados sempre que os mesmos não devam ser conservados para finalidade distinta que possa subsistir. Guardamos os seus dados pessoais pelo maior dos períodos seguintes: (i) enquanto for necessário para a prestação dos serviços relevantes e pelo período mínimo acordado; (ii) no âmbito do exercício da nossa atividade pelos períodos de retenção exigidos por lei ou pela política de retenção e arquivo em vigor, consoante o caso; ou (iii) no final do processo de litígio ou investigação relativo à relação subjacente.
Controlo dos dados pessoais
Se pretender aceder aos seus dados pessoais que estão a ser processados pela KALKATI ou se preferir solicitar a retificação, eliminação, restrição de processamento ou uma cópia prontamente portátil dos mesmos, entre em contacto connosco através do e-mail geral@kalkati.pt.
Transmissão dos dados pessoais
Os seus dados podem ser transmitidos a subcontratantes para que estes os tratem em nome e por conta da KALKATI. A KALKATI tomará as medidas contratuais necessárias para garantir que os subcontratantes respeitam e protegem os dados pessoais do utilizador.
Quais os Direitos do utilizador?
Do vasto conjunto de direitos que lhe assistem, no âmbito do tratamento de dados pessoais, lembramos, em particular:
Para exercer qualquer um dos seus direitos ou se tiver outras dúvidas sobre o tratamento dos seus dados pessoais, contacte o Encarregado de Proteção de Dados (DPO) da KALKATI através do e-mail geral@kalkati.pt ou por correio para Rua Professor Bento de Jesus Caraça, 248 – 1º - Sala 17, 4200-128 Porto. Caso pretenda fazer uma reclamação sobre o modo como tratamos os seus dados pode usar os mesmos meios.
Como retirar o consentimento no nosso site?
Caso não queira consentir o tratamento e recolha das suas informações pessoais, por favor entre em contacto através do e-mail geral@kalkati.pt ou envie-nos uma mensagem para: +351 221 112 611.
Alterações à Política de Privacidade
Esta Política de privacidade pode ser atualizado periodicamente pela KALKATI, que se rege pelo direito de alteração, sem qualquer tipo de aviso prévio e comunicação. De modo a ser informado das alterações efetuadas, alteraremos a data de revisão na parte superior desta página. A nova Política de Privacidade aplica-se a partir da data de revisão. Incentivamos a revisão periódica desta Política de modo a permanecer informado sobre a mesma.